Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Serjania hatschbachii Ferrucci CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 14-08-2012

Criterio: A2c;B1ab(iii)

Avaliador: Daniel Maurenza de Oliveira

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Serjania hatschbachii é uma liana que ocorre em Floresta Submontana arenítica no Alto Vale do Ribeira (PR e SP). A espécie foi encontrada em três locais próximos uns dos outros, os quais permitem estimar uma EOO de 11 km² e colocar a espécie na categoria "Criticamente em perigo (CR)". O fato de a região apresentar solo com alta declividade talvez seja o único fator favorável à preservação do hábitat, visto que a agricultura de subsistência, a retirada da cobertura vegetal para produção de lenha e a invasão de espécies exóticas são as principais ameaças incidentes. Assim, a espécie está sujeita a uma situação de ameaça, devido ao declínio da EOO, AOO e à qualidade do hábitat. E, além de ter população pequena, seu hábitat de ocorrência poderá ser reduzido drasticamente. No Alto Vale do Ribeira existe um projeto movido pela Companhia Brasileira de Alumínio, uma empresa do grupo Votorantim, para a construção de quatro hidroelétricas que alagarão aproximadamente 11.000 km², sendo uma delas 10 km² a montante do município de Ribeira, e mais três a jusante ao longo do Rio Ribeira de Iguape. Considerando que S. hatschbachii é uma liana semilenhosa, é possível inferir que a redução do hábitat por alagamento das espécies hospedeiras afete sua população. Também é possível inferir que o tempo de geração da espécie seja superior a cinco anos e assim projetar que, caso as usinas sejam construídas, mais de 80% da população poderá ser eliminado em um período máximo de três gerações.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Serjania hatschbachii Ferrucci;

Família: Sapindaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Descrita originalmente em Bonplandia (Corrientes) 5: 243 1983. A espécie é similar morfologicamente a Serjania tenuis Raldk difererindo por apresentar folhas biternada, caule esparsamente peludo, secção transversal do caule com cinco a sete estelas periféricas e frutos com uma ala bem reduzida (Acevedo-Rodríguez, 1993).

Distribuição

A espécie ocorre nos Estados de São Paulo e Paraná (Somner et al., 2012), sendo conhecida apenas para os municípios de Adrianópolis, PR e Ribeira, SP (Acevedo-Rodríguez, 1993).

Ecologia

Liana, monóica, encontrada com flores e frutos de janeiro a abril, e apenas com frutos em julho (Acevedo-Rodríguez, 1993; Ferruccci et al., 2009).

Ameaças

1.1 Agriculture
Incidência national
Severidade high
Detalhes A Mata Atlântica vemsofrendo ao longo dos anos intensa retirada de cobertura vegetal nativa,degradação do solo e introdução de espécies exóticas, visando a utilizaçãodestas áreas para plantios e pastagens (Young, 2005).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: "Em perigo" (EN), segundo a Lista vermelha da flora do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- ACEVEDO-RODÍGUEZ, P. Systematics of Serjania (Sapindaceae). Part I: a revision of Serjania sect. Platycoccus. New York, NY: New York Botanical Garden, 1993. 93 p.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- FERRUCCI, M.S.; SOMNER, G.V.; ROSA, M.M.T.WANDERLEY, M.G.L.; SHEPHERD, G.J.; MELHEM, T.S.; GIULIETTI, A.M.; MARTINS, S.E. (EDS). Sapindaceae: Serjania. São Paulo, SP: Instituto de Botânica, Fapesp, 2009.

- YOUNG, C.E.;GALINDO-LEAL, C.;CÂMARA, I.G. Causas socioeconômicas do desmatamento da Mata Atlântica brasileira. São Paulo, SP; Belo Horizonte, MG: Fundação SOS Mata Atlântica; Conservação Internacional, 2005. 103-115 p.

- SOMNER, G.V.; FERRUCCI, M.S.; ACEVEDO-RODRÍGUEZ, P. Serjania in In Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Disponivel em: <>. Acesso em: 23 maio 2012.

Como citar

CNCFlora. Serjania hatschbachii in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Serjania hatschbachii>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 14/08/2012 - 16:47:45